AVALIAÇÃO: Volkswagen Jetta GLI

Gran Luxury Injection é o sinônimo da potência!

A versão GLI possui uma grande história dentro da Volkswagen. Sua primeira edição foi lançada em 1980, quatro anos depois do seu irmão Golf GTI. Muita gente acredita que o GLI é apenas um “Golf” com porta-malas, mas não é bem assim. Apesar dos dois serem praticamente irmãos, e dividirem a mesma configuração mecânica, o sedã tem algumas particularidades. O modelo foi muito aguardado para o mercado nacional e em 2019 e finalmente ele veio para o Brasil .

O Segredo está dentro da sigla “GLI” ou Gran Luxe Injection, nomeada especialmente para os sedãs esportivos da VW. Na maioria das edições, o GLI sempre criou uma identidade própria. As principais diferenças estavam no design frontal com grades maiores, e na traseira com o escapamento de duas saídas no mesmo vão.

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FOTO: Brian Mujica

MOTORIZAÇÃO

A tradicional mecânica 2.0 TSI torna o Jetta o sedã mais rápido da Volkswagen disponível no Brasil. O Conjunto é exatamente o mesmo que equipa o Golf GTI. Um motor 2.0 turbo chamado pela nova nomenclatura de 350 TSI com 230cv de potência e 35,7kgfm. Mais que o suficiente para empurrar os 1.432kg. Alguns testes de pista já comprovaram que o GLI bate o GTI em tempos de volta e retomada.

Para manter uma harmonia com o motor 350 TSI, o famoso DSG com transmissão automática de dupla embreagem de 6 velocidades, se encaixa na condução com trocas rápidas e precisas. Além disso, o seletor de condução conta com o modo esportivo e trocas na borboleta atrás do volante. O pacote ainda possui freio de estacionamento eletro-mecânico com acionamento por meio de botão e com função auto-hold.

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FOTO: Brian Mujica

INTERIOR

A esportividade da gama GLI está destacada no interior com o volante exclusivo da versão (o mesmo do Golf GTI), painel com detalhes em black piano, bancos concha com abas laterais e costuras vermelhas, além da forração do teto ser em preto.

Apenas o assento do motorista possui ajuste eletrônico e alguns requintes da versão R-Line não estão presentes, porém há quadro de instrumentos digital, central multimídia com tela sensível ao toque com 8 polegadas, sistema de som da marca Beats e iluminação da cabine com dez cores para escolher.

Um dos pontos fortes do Jetta está no espaço interno. Mesmo compartilhando a plataforma MQB com o Golf, o Jetta tem 5 cm a mais no entre-eixos (2,68 m) e 43 cm a mais no comprimento (4,70 m).

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FOTO: Matheus Avello

EM DETALHES:

Na parte frontal, as principais diferenças comparada às outras versões do jetta estão no farol com projetor de led, que agora possui desenho do DRL diferenciado, para-choque com desenho mais esportivo, sem farol de milha e cromado. A Grande tem o mesmo tamanho das outras versões, porém o formato é em colmeia e leva ao lado direito a sigla GLI alusivo ao modelo.

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FOTO: Brian Mujica

LEMBRETE NA LATERAL:

A lateral também possui a sua indicação para lembrar o motorista que se trata de um esportivo Volkswagen, possuindo um emblema GLI antes da porta.

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FOTO: Brian Mujica

 

DUPLA SAÍDA DE ESCAPAMENTO:

Já na parte traseira, o nome “Jetta” deu lugar para apenas o logotipo “GLI”. A dupla de escapamentos com extrator e o pequeno aerofólio na ponta do porta-malas fecham os detalhes exclusivos da versão.

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FOTO: Brian Mujica

ILUMINAÇÃO:

Durante a noite, o interior fica ainda mais atraente com leds espalhados por toda a parte. O painel se torna chamativo com o tema na cor vermelho e o clima esportivo faz um convite para uma volta na cidade..

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FOTO: Brian Mujica

 

TESTE DRIVE CARROS COM MATHEUS

O GLI chega ao mercado com um preço competitivo e custando menos que seu irmão Golf GTI. Essa versão que testamos possui o opcional do teto solar de R$ 4.990 e está saindo por R$149.980 mil. É uma opção interessante dentro dessa tabela de preço.

O encaixe do banco do motorista ficou agradável com o formato “concha” possuindo as abas laterais. A regulagem é elétrica e em poucos minutos é possível ajustar e se familiarizar com a posição de dirigir.

A suspensão que gerou dúvidas por se tratar de um acerto esportivo, praticamente não influenciou em nada no conforto. Mesmo com rodas de aro 18 e pneus de perfil baixo 225/45, o Jetta GLI desenvolve bem tanto em perímetro urbano quanto em rodovias.

Ativando o moto esporte, a diversão começa e a primeira reação do GLI é mudar o ronco do motor junto com uma redução de marcha. Em seguida a impressão foi de respostas rápidas do acelerador e também do volante que fica mais pesado e direto, para ser seguro em altas velocidades. Sua dinâmica andando em uma serra com várias curvas e irregularidades, demonstra firmeza e ressalta o acerto esportivo de suspensão que manteve o GLI estável.

Se falando em consumo de combustível, claro não podemos esperar muito de um carro turbo com um motor 2.0 debaixo do capô. Porém o GLI surpreendeu em nosso teste na cidade, e fez tranquilamente 10,7 km/l. Na estrada o consumo vai para 14,6km/l, mas em trajetos longos, utilizando o piloto automático essa média certamente pode melhorar.

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FOTO: Brian Mujica

Se tivéssemos que definir o GLI em uma palavra, essa poderia ser “Universal”. Apesar de ser um esportivo custando na faixa de R$150,000. A nova opção do Jetta é aquele sedã espaçoso para o entusiasta que precisa utilizar o carro não só para um final de semana. Esse é o intuito do GLI, se tornar um carro para a família, proporcionando um uso tanto para a correria do dia a dia quanto para uma viagem ou uma volta na pista.

 

FICHA TÉCNICA

 

Preço: R$ 144.990

Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16V, turbo, 1.984 cm3; 82,5 x 92,8 mm; 9,6:1; 230 cv a 4.700 rpm, 35,7 mkgf a 1.500 rpm

Câmbio: automático de dupla embreagem, 6 marchas, tração dianteira

Suspensão: McPherson (dianteira), multilink (traseira)

Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)

Direção: elétrica, 11,1 (diametro giro)

Rodas e pneus: liga leve, 225/45 R18

Dimensões: comprimento, 470,9 cm; largura, 179,9 cm; altura, 147,8 cm; entre–eixos, 268 cm; peso, 1.432 kg; tanque, 50 l; porta-malas, 510 l.

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PRODUÇÃO DE FOTOS: Brian Mujica

 


CARROS COM MATHEUS:

Agradeço a concessionária Volkswagen Pampeiro de Santa Maria-RS que cedeu o carro para ser realizado a produção da matéria e por toda atenção fornecida.

http://www.pampeiro.com.br/

Entre em contato com a PAMPEIRO (55) 3220-6000 e agende seu

TEST-DRIVE.

 

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